---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Culinária vai ajudar no resgate da cultura

Publicado em 25/04/2019 às 15:51 - Atualizado em 20/05/2019 às 10:27

Valorizar e divulgar a cultura alimentar típica, dos descentes alemães e italianos é o principal objetivo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e EPAGRI, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural, que estão lançando a primeira edição Sabores e Delícias “Grossnona”. O projeto consiste em fazer um resgate histórico e cultural de receitas com ingredientes locais, bem como seu histórico valor sentimental, identidade e procedência da receita, incentivando uso de ingredientes naturais e a diminuição do consumo de industrializados.

 As receitas farão parte de um livro e as inscrições acontecem de 01 a 15 de julho. Os interessados em participar devem se encaixar em uma das quatro categorias: Receitas doces e salgadas italianas e doces e salgadas alemãs. Será permitida somente a inscrição de duas receitas por comunidade, independente da categoria.  O prato poderá ser confeccionado por grupo ou individual, somente por pessoas ou grupos residentes nas comunidades rurais do município.

As inscrições serão gratuitas, sendo que a ficha deverá ser retirada e posteriormente entregue na Secretaria de Educação no Prédio Felix Bonissoni ou na sala da EPAGRI.

A coordenadora do projeto Marilei Carpinelli, explica que o plano busca fazer uma junção do resgate da cultura alimentar e da valorização e integração das comunidades. “Nosso intuito é resgatar de alguma maneira parte da cultura local e encontramos na alimentação uma maneira de retomar e propagar através da publicação de livros que será vista e usada por várias gerações”.

 A extencionista Social da EPAGRI Carmen Danusia Bonissoni, fala sobre a importância da valorização dos alimentos naturais nas receitas com a proposta de incentivar o aumento do consumo. “Temos inúmeras receitas com ingredientes da época que foram adaptados e perderam a essência. Nosso intuito é resgatar de acordo com a cultura e o modo de fazer de cada um”, completa.

 A inscrição é gratuita e os ingredientes para as receitas inscritas serão disponibilizados através de recursos oriundos do Fundo Municipal de Política Cultural de Ipumirim. Todas as receitas inscritas serão publicadas no livro e os participantes receberão uma premiação no valor de R$ 3.200,00, dividido igualmente entre os inscritos.

 Os interessados podem obter mais informações no regulamento oficial na EPAGRI, Secretaria de Educação Cultura e Esportes situado no prédio Félix Bonissoni ou pelo site WWW.ipumirim.sc.gov.br no link regulamento Sabores e Delícias “Grossnona”.