---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


CAPS realiza ações de prevenção ao suicídio

Publicado em 18/09/2019 às 08:26 - Atualizado em 18/09/2019 às 08:33

Desde 2015, o Brasil acolhe o movimento Setembro Amarelo, que surgiu com o objetivo de dar visibilidade à temática do suicídio, que é a segunda principal causa de mortes ente jovens de 15 a 29 anos. Na região, o índice teve uma leve queda nos últimos meses, porém ainda é muito grande, principalmente em pessoas adultas.

Conforme estudos, o suicídio vem essencialmente de um estado depressivo, e mesmo com números alarmantes de casos, o assunto ainda é considerado um tabu para muitas pessoas. Em Ipumirim o tema está sendo trabalhado no setor público e também empresas privadas e comércio e  com intensidade pelo CAPS, Centro de Apoio Psicossocial que, entre os casos, trata pessoas com depressão. O assunto foi trabalhado em forma de divulgação para o público na última sexta-feira. O pedágio envolveu funcionários e pacientes do CAPS  e teve parceria com a Polícia Militar e a empresa Seara Alimentos.

No ato, foram adesivados em torno de 400 veículos. Outra ação, realizada no mesmo dia, foi à entrega de flores, feitas de artesanato pelos participantes do CAPS, em diversos locais da rede pública. A assistente social da instituição, Geovânia Montag explica que o objetivo do grupo foi realizar uma ação que tenha impacto a prevenção. “é muito importante disseminar a campanha, falar sobre o assunto. Tirar a própria vida é uma decisão extrema para fugir do que é considerado um problema sem solução e a melhor forma de evitá-lo é detectar quando a possibilidade existe e agir a tempo. Por isso, a conversa pode abrir novas perspectivas e até alertar outra pessoa para tomar medidas mais drásticas e solucionar a situação”, explica.

O trabalho de prevenção também será estendido aos outros dois municípios do Vale. Em Lindóia do Sul, o pedágio está marcado para essa sexta-feira, dia 20 e em Arabutã para o dia 27 de setembro.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar