Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Secretaria de Agricultura amplia Programa de Melhoramento Genético

Publicado em 22/11/2021 às 08:35 - Atualizado em 22/11/2021 às 08:38


Créditos: Paulo Gonçalves Baixar Imagem

Na última semana, foi concluído o processo de licitação para futuras aquisições de sêmen bovino e materiais usados em inseminações artificiais. O objetivo do programa é aumentar a produção de leite e de carne através do melhoramento genético bovino.

Desenvolvida pela Secretaria de Agricultura, a iniciativa terá sua bateria de touros ampliada para o período de dezembro de 2021 a dezembro de 2022. O programa tem sido realizado desde 2001, e a presente edição conta com  ampliação nas raças de corte, contemplando também o nelore e charolês, além da raça Red Angus, que já era utilizada.

Nas raças de leite, foram duas mudanças: a inclusão de touro Pardo Suíço. Já para as raças Holandesa e Jersey, será ofertado aos produtores sêmen importado dos Estados Unidos e Canadá, oriundo de quatro touros. A meta do programa é aumentar a produção de leite em quantidade e qualidade, dando ainda mais qualidade e rentabilidade ao resultado.

A atividade tem uma representação fundamental na economia do município, e sempre é valorizada. O total a ser investido no programa - com o sêmen, materiais, ajuda de custo aos inseminadores e nitrogênio - será de R$ 217.410,00.